27ºC max
16ºC min
Clima em Ibaiti-PR
PRINCIPAL
NOTÍCIAS
ÔNIBUS LILÁS VISITA MAIS 10 MUNICÍPIOS ATÉ FIM DO MÊS - O VEÍCULO LEVA INFORMAÇÕES SOBRE OS TIPOS DE VIOLÊNCIA, A LEI MARIA DA PENHA (Nº 11.340/2006)

A Secretaria da Família mantém a unidade móvel de atenção à violência contra mulheres, que leva informações e atendimento jurídico para quem mora longe dos centros urbanos.

 

Informações sobre os direitos disponíveis a todos é uma das estratégias da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social para diminuir a violência. A unidade móvel de atenção à violência contra mulheres, conhecida como Ônibus Lilás, passa por todas as regiões do Paraná.

Foram previstos 10 municípios para serem visitados em julho. Nesta terça-feira (10), o ônibus esteve em Terra Roxa, de onde segue para Jesuítas (11/07), Tupãssi (12/07), Mercedes (13/07), General Carneiro (19 e 20/07), Irati (21) e Bituruna (23 e 24). Antes a unidade visitou Pinhais, Marquinho e Ouro Verde do Oeste.

O ônibus lilás leva atendimento psicológico, jurídico e de assistência social para mulheres vítimas de violência que moram em locais distantes dos centros urbanos. O veículo tem espaço individual e sigiloso para orientação e atendimento.

Além dos atendimentos, o veículo leva informações sobre os tipos de violência, a Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006) e os equipamentos municipais que podem acolher mulheres que estão passando por situações de risco e desenvolvimento social.

TIPOS DE VIOLÊNCIA – Agressão não é apenas aquela que deixa marcas. A violência física e o abuso sexual são mais evidentes, mas os outros tipos também causam sofrimento e podem ser punidos.

A legislação condena violência emocional ou psicológica, como xingar, humilhar, ameaçar, fazer a mulher acreditar que está ficando louca e controlar tudo o que ela faz; patrimonial, como controlar ou tirar o dinheiro da mulher ou destruir seus objetos; e moral, que consiste em humilhar a vítima publicamente e expor sua vida íntima.

Só neste ano, foram feitos 17.806 atendimentos em 82 municípios. Desde 2015, foram 28.983 atendimentos.

TIPO:  ATUALIDADES 
FOTOS
Últimos Acontecimentos
Todos os direitos reservados a Informativo a Voz de Ibaiti